Questão 1- Comente a respeito do item 5.3.4 (página 70 em diante, considerando a formação das lagoas em nossa região).
Os lagos são massas de água que se acumulam de forma natural numa depressão topográfica, totalmente cercada por terra. Podem ser de águas salgadas, doces e salobras, possuindo diferentes tamanhos e formas e variam também em suas profundidades. Aqueles que possuem menor quantidade de água são determinados lagoas.
Em nossa região as lagoas são chamadas de “Lagos dolinas” ou “Lagos cársicos” por serem formados da solubilização de rochas calcárias. Esses lagos se desenvolvem á medida que o calcário solúvel é corroído pela chuva.
Questão 2- Qual o significados das expressões limnologia, ictiologia, plâncton, nécton, bênton, "à montante" e "à jusante"? (Use outras fontes de pesquisa, se for o caso.)
Limnologia – Foi desenvolvida originalmente com o objetivo de estudar os ambientes lacustres (lagos), mas os ambientes estudados abrangem todos os tipos de águas interiores como: lagos, lagoas, reservatórios, rios, açudes, represas, riachos, brejos, áreas inundáveis, águas subterrâneas, colecções de águas temporárias, nascentes e fitotelmos.
Ictiologia – É a área da zoologia dedicada ao estudo dos peixes, originado no período paleolítico, tendo vários avanços significantes com o passar do tempo.
Plâncton – É formado por organismos unicelulares ou pluricelulares em sua maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares nas superfícies de águas salobras, doces ou lagos.
Nécton – São conjuntos de animais aquáticos que se movem livremente nas colunas de água.
Bênton – São comunidades de organismos que vivem no fundo do mar, desde as praias, até as maiores profundidades.
À montante – É parte onde o rio nasce.
À jusante – É o ponto referencial do rio que situa antes da parte referencial em todo curso da água.
Questão 3 – Considere os efeitos negativos dos grandes lagos artificiais (páginas 91 e 92).
a) Escolha Três dos efeitos citados e comente a respeito deles.
· Desaparecimento de seres vivos, onde são afetadas muitas espécies de animais e vegetais que são atingidas pelo represamento, tendo seu habitat destruído, e as espécies sobreviventes tendo que se adaptar a um ambiente diferente.
· Deslocamento de populações ribeirinhas que são vítimas de inundações tendo suas terras perdidas e que em muitas das vezes não são remuneradas. Geralmente os locais onde essas pessoas são alojadas, as terras não são férteis como nos seus antigos terrenos, atingindo diretamente essas famílias que sobreviviam de atividades rurais.
· O represamento pode levar também ao desaparecimento de materiais arqueológicos da pré-história que podem existir nos subsolos alagados, sabendo que estes materiais fazem parte da cultura.
b) Procure identificar algum outro efeito não citado e comente a respeito dele.
Mesmo com todos os cuidados ao se desmatar, os lagos artificiais causam uma aparência de uma natureza morta e podem gerar doenças endêmicas pelo desenvolvimento de margens pantanosas.
Questão 4 - Comente a respeito das três regiões (compartimentos) indicadas na figura 6.1.
Região Limnética ou Pelágica – Encontrada em quase todos os ecossistemas aquáticos, onde o plâncton e o nécton são características de sua comunidade principal.
Região Profunda – Uma região que não tem nenhuma penetração de luz, com isso se dá a ausência de organismos fotoautróficos. Sua comunidade é a bentônica, formada principalmente por invertebrados aquáticos.
Região Litorânea – Pode ser considerado de transição entre o ecossistema terrestre e o lacustre, um local com diversos nichos ecológicos e cadeias alimentares. É pouco desenvolvida em ecossistema lacustre.